domingo, 18 de agosto de 2013

Embaixada do Brasil se solidariza com CNFS em episódio de racismo na Colômbia

A Embaixada do Brasil na Colômbia emitiu nota oficial em apoio a CNFS no lamentável episódio de racismo acontecido nos Jogos Mundiais, na Colômbia. Durante a partida contra a Colômbia os torcedores locais fizeram sons de macaco em todas as vezes que Wesley Nunes, o “Tú”, tocava na bola.


"Es con profundo pesar que llevo a su conocimiento, asi como expreso repudio del Gobierno de Brasil, por los hechos ocurridos en la noche del 29 de julio, en la cidade de Buga, durante partido de fútbol de salón entre los equipos nacionales de Brasil y  Colombia, en contexto de los Juegos Mundiales" diz a nota oficial em trecho.

Em outra parte, a Embaixada do Brasil diz "...el jugador brasileño Wesley Nunes da Silva ha sido víctima de la práctica de racismo: muchos de los más de 3.000 espectadores presentes en Coliseo de Deportes Luiz Ignacio Alvares Ospina imitaban sonidos de monos siempre que el dicho jugador tenia  posesión de la pelota".

Em outro trecho da carta oficial, a Embaixada do Brasil relembra que os dois países em cultura diversificada e afrodescendentes "Más alla de su carácter y inaceptable, los hechos que ocurrieron en la ciudad de Buga son para mí de dificil comprensión. Colombia, juntamente con Brasil, tenemos las  más grandes poblaciones afro de nuestra región, y esa población afrocolombiana esta concentrada precisamente en la region del Valle del Cauca, donde tuvieram lugar los tristes hechos."

A nota oficial, de 13 de agosto de 2013,  da Embaixada do Brasil é assinada pelo embaixador Sr.Antonio Mena Gonçalves.

A CNFS Confederação Nacional de Futebol de Salão encaminhou um e-mail em repúdio a atitude discriminatória da torcida colombiana, antes da partida entre Brasil e Argentina a todos os países , nos cinco continentes, que tem representatividade da AMF, o Presidente da Federação Colombina de Futebol de Salão, Manuel Sanchez, pediu desculpas pelo acontecido no alto falante, antes da disputa do jogo Brasil e Argentina .

Solidários e inconformados os jogadores da Seleção Brasileira resolveram protestar nesta terça-feira (30/07/13) antes da disputa de terceiro lugar diante da Argentina. Os jogadores entraram em quadra com a face esquerda pintada de preto e com cartazes improvisados com as respectivas frases escritas em espanhol: “Para Deus todos somos iguais”, “A raça negra é bonita” e “Não ao racismo”.

Ao ver os jogadores com os rostos pintados e com os cartazes em mãos, durante a execução do hino nacional a torcida presente no ginásio aplaudiu os jogadores brasileiros. A FECOLFUTSALON Federação Colombina de Futebol de Salão e torcida colombiana acolheram a Seleção Brasileira de Futebol de Salão da CNFS desde sua chegada aos Jogos Mundiais de Cali 2013. Acolheram até as semifinais disputada entre a Colômbia e o Brasil.

Wesley Nunes o “Tú”, camisa 11 da Seleção Brasileira da CNFS/Brasil, e seu irmão, Wagner Nunes, camisa 09 da Seleção Brasileira da CNFS/Brasil, não se deixaram abater. Eles viraram a página, entraram concentrados em quadra e ajudaram o Brasil a conquistar a medalha de bronze dos Jogos Mundiais de Cali 2013.









Nenhum comentário:

Postar um comentário