segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Evento em Jacareí é um sucesso

O evento realizado na cidade de Jacareí foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes. Com o auditório do Anfiteatro da Faculdade Anhanguera com ótimo quórum, foram mais de 25 participantes, o sábado de vinte quatro de agosto de 2013 ficará marcado na memória dos salonistas como um novo momento para a região no futebol de salão original.

Com atraso de 20 minutos, devido a diversos palestrantes e participantes de outras regiões como Mauá, Lorena, Jundiaí, São Paulo e Miguelópolis, além do pessoal de Jacareí, São José dos Campos e Pindamonhangaba, o evento correu parcialmente dentro da programação estabelecida.

Após as saudações iniciais e o registro das cartas de apoios recebidas nos últimos dias, dos vereadores da cidade, tais como Hernani Barreto e Rose Gaspar e do Deputado Estadual Itamar Borges, foi iniciada a primeira palestra com uma demonstração sobre a história e origem do futebol de salão. Uma das partes principais, foi a demonstração da sequência da modalidade dentro do Brasil e em todos os continentes mesmo após a avassaladora força e crescimento do futsal da FIFA no início dos anos 90. 

Para surpresa de muitos, mesmo após uma grande redução de praticantes e a migração quase que completa para o futsal da FIFA, muitos participantes ficaram entusiasmados quando viram que fora do Brasil o futebol de salão ainda resiste e cresce a cada dia, como exemplo na Colômbia, Paraguai, Rússia entre outros países.

A sequência do evento contou com uma palestra da coordenadora geral da CNFS, Sra. Gina Anjos, que apresentou as duas entidades, a nacional e a estadual (APFS), mostrando suas atividades, calendário, competições e as seleções brasileiras no âmbito feminino e masculino.

Um dos momentos mais esperados foi a apresentação das regras do futebol de salão (FIFUSA/AMF), com os instrutores José Maurício e Florêncio Nochieri, que causou inúmeras interações dos presentes, pois muitos não conheciam as diferenças entre as regras do futebol de salão atualizadas e internacionais com as regras do futsal ou futebol de 5 da FIFA.



Ao ser indagado pelo professor Edélcio que prestigiou o evento sobre como participar e introduzir o futebol de salão da FIFUSA na cidade ou em qualquer lugar e a relação com as outras organizações que administram o futsal da FIFA, Marcos Diniz concluiu ao responder que "obviamente seria complicado a relação, uma modalidade é a original, a outra foi copiada, tornando-se um clone, mas que tem muita força dentro do país. Por outro lado é considerada uma ramificação do futebol até mesmo pelos próprios dirigentes futebolistas."

Marcos Diniz também comentou "que no estado de São Paulo tem uma federação forte e estruturada que cuida do futsal da FIFA, mas também tem uma outra entidade estadual que cuida do futebol de salão da FIFUSA, portanto, ambas entidades cuidam de suas modalidades, basta saber o que e como oferecer para ter mais e mais praticantes."

Diniz ainda acrescentou que cada modalidade esportiva e suas entidades oferecem o que tem de melhor para a prática e participação esportiva e afirma que o futebol de salão cada vez mais vai ressurgir no estado. Além do mais comentou que um atleta ou uma atleta pode querer jogar voleibol, basquetebol, futebol de campo, beach soccer entre outros e tudo ao mesmo tempo, porque não poderia jogar até mesmo futsal (da FIFA) e futebol de salão (da FIFUSA).

Após uma excelente palestra da treinadora da Seleção Brasileira de Futebol de Salão Feminino, Liliane Silva comentou em redes sociais "Foi maravilhoso!!! Minha primeira palestra como profissional da área foi significativa e satisfatória. Passei informações e recebi informações importantes de profissionais capacitados e conceituados.Agradeço o convite e a todos envolvidos: CNFS, Marcos Diniz (idealizador), palestrantes, participantes, amigos presentes e a Universidade Anhanguera!!! Obrigada pela oportunidade e confiança!!! Que esse tenha sido o 1° Encontro de mtos que ainda estão por vir."

O treinador da Seleção Masculina, Professor Daniel Castilho emocionou a todos com a apresentação de um clipe sobre o Brasil nos Jogos Mundiais de Cali este ano e contou com detalhes como foram os obstáculos, a força de vontade e a dedicação do grupo que trouxe a medalha de bronze para o país.

Ao final ainda houve tempo para uma apresentação teórica sobre Comunicação e Imprensa, Marketing Esportivo e as Leis de Incentivo Municipal, Estadual e Federal levando inúmeras novas informações e dicas para os participantes do encontro.

A CNFS ainda sorteou bolas da EURO e outros brindes. O evento contou com a cobertura da TV Inn de Jundiaí. PPE Esportes de Pindamonhangaba e a Quântica Filmes de São José dos Campos e o apoio da Faculdade Anhanguera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário