segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Panorama internacional do futebol de salão (AMF) x futsal (FIFA)

Ao analisarmos o infográfico atualizado dos números do futebol de salão, nos deparamos com uma informação importante, de que regido pela AMF (sucessora da FIFUSA), a modalidade tem mais chances de conquistar o ‘status’ olímpico e ser participante do programa.

Por pertencer a FIFA, o futsal já possui este ‘status’ visto que o COI reconhece a federação internacional das modalidade e não o esporte individualmente. E nisto, a FIFA já tem este reconhecimento pelo futebol de campo, tanto no masculino, quanto no feminino.


Pelas novas regras e diretrizes do COI, jamais o futsal no âmbito Fifa participará do programa olímpico, visto que a entidade máxima do futebol deveria repartir suas cotas disponíveis para inclusão de outra modalidade. O futsal é considerado apenas uma ramificação do futebol pelo alto escalão do COI e da ODEPA.

Com esta análise abre grande caminho e perspectiva para o futebol de salão após o grande sucesso nos Jogos Mundiais, realizado em Cali, na Colômbia, no mês de julho de 2013.

O infográfico mostra uma significativa evolução e ressurgimento do futebol de salão em todo mundo, sobre a organização da Associação Mundial de Futebol de Salão. A entidade criada em 2002, sucessora da FIFUSA, criada em 1971 mantém mundialmente confederações continentais em todo o planeta.

No mesmo gráfico encontramos também a organização do futsal dentro da FIFA, onde demonstra claramente que a modalidade é tratada de forma superficial, já que somente homens do futebol são os cabeças, os líderes das comissões de futsal, muitas vezes associadas a outra modalidade, como o beach soccer.

Em alguns casos, é notório o desleixo por parte da FIFA e suas afiliadas na organização do futsal, seja em campeonatos, seja em estrutura local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário