quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Evento transferido para o Brasil

No último dia 26 encerrou o prazo de inscrições de seleções para o evento que seria realizado na cidade de Lagoa, em Portugal. Como se tratava de uma competição não-oficial do futebol de salão clássico, a organizadora fez os convites as seleções da rede de relacionamento esportivo. "Houve interesses sim, mas não na quantidade necessária para a viabilização da competição em Portugal e, por critério interno, existe um prazo de organização que encerrou dia 26/10 com poucas seleções manifestando interesse em participar" comentou Marcos Diniz, um dos apoiadores do evento.


Diniz comentou que fez contato com Dr. Alarcon, presidente da Associação Mundial de Futebol de Salão, para comunicar a realização do evento e que seria utilizada as regras originais. " Ele (Alarcon) foi bastante receptivo e alertou que deveríamos ter um certo cuidado nos convites e, principalmente, incentivou a criação de uma Associação Portuguesa que pudesse participar como co-organizadora".

De acordo com as informações de Portugal, existe já uma semente plantada e um grupo de esportistas trabalhando para a criação da APFS (Associação Portuguesa de Futebol de Salão), porém sem tempo hábil para uma manifestação esportiva em terras portuguesas em janeiro de 2015, como estava pré-programado.

O Presidente da CFSB disse que já comunicou o organizador e CEO da Cacthawards, Sr. Alexandre Santos sobre o posicionamento das seleções convidadas e a situação interna no Brasil. "Fui surpreendido com a informação que a nossa concorrente havia tentado boicotar a competição em Portugal fazendo alguma pressão (sem relevância) aos nossos parceiros internacionais" comentou Diniz.

A CFSB lamenta profundamente as atitudes de perseguição da concorrente "Eu sugiro que ELES (concorrente) trabalhem mais e façam menos perseguições" finalizou Diniz.

Evento no Brasil
Com o cancelamento do evento em Portugal, a CFSB buscou uma alternativa para a realização de um evento de âmbito internacional para movimentar o futebol de salão no país e fechou parceira com o Fercomerciários "Por intermédio da próspera parceria com o Sincomerciarios, foi aberto a porta com o Fercomerciários, que abraçou a ideia de um evento internacional da modalidade que será realizado na Baixada Santista, provavelmente em comemoração ao Dia Mundial do Futebol de Salão, no primeiro semestre de 2015" comentou Marcos Diniz

Durante as atividades do Fórum Internacional do Futebol de Salão 2015 promovido pela CFSB, Fercomerciários e parceiros, será realizado um torneio com países não filiados a AMF. "Não queremos criar um problema institucional, já que por estatuto da AMF não é permitido a participação dos países membros, vamos seguir as regras, respeitar as instituições, principalmente a AMF e CSFS, mas não vamos nos curvar a boicotes da concorrente no Brasil."

A principio serão chamados países com intuito de massificar a mensagem do futebol de salão AMF, tais como Bolívia, Jamaica e Angola, além do Brasil, que não são membros da Associação Mundial.

Entenda o caso
No país a pratica do futebol de salão é muito reduzida, pois a maioria não conhece as regras e acredita que a modalidade não existe e evoluiu para o futsal (regras FIFA). Porém na realidade há três entidades vigentes no Brasil com a nomenclatura FUTEBOL DE SALÃO, são elas:

CFSB - Confederação de Futebol de Salão do Brasil
(Sucessora da ANFS Associação Nacional de Futebol de Salão)
Fundada: 06/05/2005
Presidente atual: Marcos Paulo Diniz (gestão 2014/2018)
Afiliação Internacional: Certificado de 2005 pela AMF
obs: A CFSB nunca representou o Brasil perante a Associação Mundial e ficou nove anos com atividades esportivas sem atividades.

CNFS - Confederação Nacional de Futebol de Salão
(Sucessora da ABFS Associação Brasileira de Futebol de Salão)
Fundada: 10/07/1991
Presidente atual: Florencio Conceição Nochieri (gestão 2014/2018)
Afiliação Internacional: Certificado de 2006 pela AMF
obs: A CNFS ficou irregular no país de 2004 a 2014, sem eleições regulares e recebeu um certificado da AMF em nome de uma pessoa que não foi eleita presidente. A primeira representação brasileira oficialmente foi no Mundial de 2011 quando obteve o 12º lugar, antes em 2003, 2007 e 2008 (feminino) não enviou seleções para representar o Brasil.

CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão
(Conhecida como Confederação Brasileira de Futsal)
Fundada: 26/09/1979
Presidente atual: Renan Tavares (gestão 2014)
Afiliação Internacional: Não possui
obs: A CBFS não pratica e não administra o futebol de salão clássico desde seu desligamento da FIFUSA em 1990, de lá para cá, a CBFS representa a CBF nos eventos de futebol de 5 (conhecido como futsal FIFA) nos eventos internacionais.

A CFSB e CNFS disputam a representatividade brasileira de acordo com as informações registradas em ata emitida pela AMF em junho de 2014, informando que as duas entidades seguem em análises pela Comissão de Justiça e Comissão Executiva. Por ora, a CNFS segue representando o Brasil nas competições oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário